IPVA AL 2018 – Detran Alagoas – Gerar Boleto para Pagamento 


As informações referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, IPVA, do ano de 2018, do Estado de Alagoas, foram divulgadas no Diário Oficial do Estado no dia 20 de dezembro.



De acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda, SEFAZ, o IPVA 2018 será em média 3,9% mais barato do que no ano anterior, por causa da desvalorização dos automóveis usados e porque as alíquotas são as mesmas praticadas no ano de 2017.

Se você deseja calcular quanto será o IPVA do seu veículo, basta verificar o valor venal do mesmo e multiplicar pela alíquota referente ao tipo de automóvel, que você pode consultar na tabela abaixo:

Alíquotas para calcular o IPVA 2018:

CATEGORIA ESPECIFICAÇÃO ALÍQUOTA
Ônibus Ônibus, microonibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações 1%
Motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares Até 50 cilindradas 0%
Não superior a 150 cilindradas cúbicas 2%
Potência acima de 150 até 400 cilindradas cúbicas 2,75%
Potência acima de 400 cilindradas cúbicas 3,25%
Automóvel de passeio e utilitário Potência de até 80 hp 2,75%
Potência de 81 hp até 160 hp 3%
Potência acima de 160 hp 3,25%

Fonte: Sefaz/AL

Os contribuintes que quiserem receber 10% de desconto em seu tributo, deverão efetuar o pagamento do IPVA à vista e até o dia 28 de fevereiro, mas, se não for possível, os proprietários de veículos ainda terão a opção de parcelar em até seis vezes o imposto, não podendo cada parcela ser menor do que cem reais.

Para emitir o boleto do IPVA 2018 basta acessar o site da SEFAZ, clicar em “Espaço do Contribuinte” e em “Boleto do IPVA” ou aguardar a chegada do mesmo pelos Correios ou, ainda, comparecer a uma unidade da Centrais Já!.




Você precisa de ajuda para regularizar o documento de seu veículo? Recebeu uma notificação de infração de trânsito (multa) e e deseja recorrer? Então você precisa de um Despachante Online. Conheça nossos serviços. Saiba mais.
Este site divulga conteúdos baseados em informações do Detran de seus respectivos Estados, e facilitando a vida do cidadão com informações sobre Multas, IPVA, CNH, Agendamentos, além de dicas sobre o trânsito e concursos públicos promovidos pelo órgão.
Dessa maneira, estamos à disposição do cidadão brasileiro para oferecer informações, e que esta se reverta em facilidades.