A franquia de um seguro automotivo é um valor que a seguradora cobra do segurado caso aconteça algum sinistro com o veículo, que necessite de conserto, porém, apenas para danos parciais. Quando acontece a perda total de um automóvel, esta tarifa não é cobrada, como também é o caso para gastos com automóveis de terceiros. Nestes casos, o valor só não pode passar do definido em contrato para que a seguradora assuma todo o gasto.
Segundo seguradoras, a taxa de franquia faz com que o motorista tenha mais responsabilidade com seu veículo, sendo mais cuidadoso e não correndo riscos desnecessários, já que, em algum eventual dano, o proprietário também deverá arcar com parte do valor do prejuízo. Como alguns reparos ficam mais baratos do que o próprio valor da franquia, o dono do automóvel, muitas vezes, não aciona as seguradoras. Lembrando que os serviços de guincho, carro reserva e produtos assistenciais complementares não precisam do pagamento de franquia.
Atualmente, são vários os tipos de franquias existentes, que variam de mil reais até seis mil reais, o preço dependerá do automóvel. Alguns destes tipos de franquias são: Básica, Ampliada, Reduzida e a Isenta, na qual não há cobrança da taxa, mas o valor do seguro fica muito mais alto, além de limitar o número de ocorrências.
Por: Bruna Morgana