Muitos dos carros possuem um relógio de temperatura, o qual ajuda a identificar quando o motor está mais aquecido do que deveria, ou, ainda, há automóveis que acendem um símbolo no painel, avisando sobre o problema. Caso o motorista não veja nenhum destes avisos, o último sinal será o vapor que sairá do capô do carro. Caso você identifique qualquer um destes sinais, o correto é parar o veículo no mesmo momento, para evitar maiores problemas, como, por exemplo, a queima na junta do cabeçote e o empenamento dos pistões.
Depois de, no mínimo, 40 minutos com o carro parado, deve ser analisado o nível de água do radiador, o qual, na maioria das vezes, é a causa do superaquecimento do motor. Se a água estiver abaixo do nível indicado, o condutor deverá completar a água com o motor ligado. Depois disso, é importante que o veículo seja levado à uma mecânica para verificar possíveis outros problemas. Já que o vazamento da água pode ocorrer por diversos motivos, além de haver mais problemas que causam o superaquecimento do motor, como, por exemplo, as ventoinhas elétricas do radiador danificadas e fusíveis queimados.
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