As opções de pagamentos para o IPVA de 2018 serão: pagar o valor à vista até o dia 2 de janeiro e conseguir descontos de até 24,73% no valor do imposto ou parcelar o imposto em três vezes, sendo o vencimento da primeira parcela no dia 31 de janeiro com desconto de 3%, a segunda parcela no dia 28 de fevereiro com 2% de desconto e a terceira parcela deve ser paga até o dia 29 de março com desconto de 1% no valor do imposto.
O valor total do desconto é somente para os proprietários de veículos enquadrados nos benefícios dos programas Bom Motorista e Bom Cidadão. Já quem não teve nenhuma multa nos últimos 3 anos, terá o benefício de 15% de desconto, quem não teve infrações nos últimos 2 anos receberá 10% de desconto no IPVA e quem ficou um ano sem infrações receberá 5% de desconto no valor do IPVA de 2018. Donos de veículos inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha e que juntaram, pelo menos, 100 notas fiscais, terão a vantagem de mais 5% de desconto no valor do imposto. E os veículos fabricados antes de 1999 estão isentos do IPVA.
O pagamento do IPVA 2018 pode ser feito no Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa Econômica, Banrisul e Banco do Brasil apenas com a apresentação do CRLV do automóvel, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, e, junto ao valor do IPVA, o contribuinte pode pagar a taxa de licenciamento anual, multas e o seguro obrigatório, DPVAT. Quanto às alíquotas cobradas, serão: 3% do valor venal para automóveis e camionetas, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos para locação.
Por: Bruna Morgana