Bater a porta do carro com força provoca algum dano?


Uma dúvida que muitas pessoas tem é se bater a porta do carro com força o prejudica, chegando a causar algum dano. Isso porque muitos proprietários de veículos não gostam quando alguém bate a porta dos seus automóveis.



É difícil um dono de carro que não reclame quando outra pessoa bate a porta do seu carro com força, porém, será que o veículo é danificado quando a porta é batida com força? Segundo o diretor de segurança veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Marcio Azuma, os carros já são desenvolvidos prevendo pancadas nas portas, assim, são tomadas medidas para que não aconteçam danos aos carros. Uma destas medidas é com todas as peças das portas de veículos, que passam por extensos testes de durabilidade.

De acordo com o departamento de engenharia da Toyota do Brasil, os batentes de borracha que as portas possuem garantem a absorção do impacto no momento de fechá-las, não importando a força aplicada. Porém, impactos constantes podem dar algum problema no veículo em longo prazo, o qual poderá ser resolvido com uma manutenção simples, como, por exemplo, trocar as presilhas das portas que sofrem com os impactos.