Como denunciar o aumento abusivo do combustível?


Quem decide os valores cobrados pelos combustíveis são os próprios donos dos postos, porém, eles não podem cobrar preços inexplicáveis ou aumentar sem justificativa os valores nas bombas, pois esta atitude pode ser considerada abusiva.


Para saber se o aumento no valor do combustível é injustificado e abusivo, os órgãos como o Procon e a Agência Nacional do Petróleo fazem uma comparação entre o valor final cobrado do consumidor e o valor que o empreendimento pagou pelo produto na refinaria. Se um consumidor verificar ou suspeitar que o preço está abusivo, ele pode fazer uma denúncia através do telefone ou da internet. Infelizmente, mesmo denunciando, o cliente não terá seu dinheiro de volta, porém, pode diminuir esta prática tão prejudicial à população.

Caso o aumento abusivo seja confirmado, o posto poderá receber uma multa. Quem desejar fazer sua denúncia à Agência Nacional do Petróleo, ANP, deve ligar para o número 0800 970 0267 e registrar sua reclamação ou acessar o site da ANP (http://www.anp.gov.br/fale-conosco), selecionar “Fazer uma denúncia – preço do combustível”, preencher o solicitado e escrever a reclamação, anexando o comprovante do pagamento. Para fazer a denúncia no Procon o consumidor pode ligar 151 ou enviar o formulário disponível no site do órgão, preenchendo seus dados e as informações do posto em questão, podendo anexar fotos que comprovem os valores e a nota fiscal da compra. nunca esqueça de exigir a nota fiscal de sua compra para, caso necessite, poder fazer sua denúncia e reclamação provando os detalhes da transação.