LiveWire, a primeira moto elétrica da Harley-Davidson


Já há vários carros elétricos lançados pelo mundo, porém, as motos movidas à eletricidade ainda são poucas. Agora, a Harley-Davidson lançou sua moto elétrica, a LiveWire, a qual é de alta performance.


Depois da criação de algumas motos elétricas pelo mundo, como, por exemplo, a Lightning LS-218, a Honda PCX Electric e a BMW C evolution, recentemente, a Harley-Davidson lançou sua moto elétrica de alta performance: a LiveWire. O veículo tem motor H-D Revelation de 105 cv de potência, o qual permite que a moto chegue aos 100 quilômetros por hora em, apenas, 3 segundos. Este ótimo desempenho é possível por causa do torque instantâneo de 11,83 kgfm que é entregue com um giro do acelerador, pois como não há embreagem, não há troca de marchas.

No ciclo urbano, a autonomia da LiveWire pode ser de até 235 quilômetros, porém, se combinar estrada e cidade, a autonomia cai para 152 quilômetros. Para recarregar 80% da bateria são necessários 40 minutos, enquanto para fazer 100% da recarga é necessário 1 hora. A nova motocicleta também possui uma tela de TFT sensível ao toque de 4,3 polegadas com velocímetro, faixa e status da bateria, além de apresentar as informações de configuração, como o medidor de energia, o estado de carregamento e a indicação do modo de pilotagem.

A moto elétrica da Harley-Davidson já está sendo vendida no Canadá, na Europa e nos Estados Unidos, pelo valor de 29.799 dólares, o que representa, aproximadamente, 112 mil reais. Ainda não há data definida para o modelo chegar no Brasil.