Motoristas que dirigem profissionalmente poderão zerar os pontos da CNH


Todos os motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, profissional estarão aptos a fazer um curso de reciclagem e zerar seus pontos na CNH, evitando que tenham seu documento suspenso.


Neste mês, foi informado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) que os motoristas com CNH profissional, inclusive os que possuem categorias C, D e E, tem a chance de realizar um curso de reciclagem para não ter sua carteira de motorista suspensa. Esta medida entrou em vigor em outubro de 2018 e está descrita na resolução 723 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Este curso é opcional e pode retirar os pontos da CNH que foram acumulados pelas infrações cometidas, porém, para isso, o motorista deve ter essa função remunerada e de 14 a 19 pontos acumulados na CNH. O curso será o mesmo do processo de reciclagem já existente para reabilitar os motoristas que estão com o documento suspenso.

Quem desejar realizar este curso deverá ir até uma unidade de trânsito e entrar com o pedido para autorização. Depois de confirmado o curso, o condutor terá até 15 dias para ir à uma autoescola dar início à reabilitação, a qual dura 40 dias. Ao final do curso será feita uma prova com 30 questões, devendo o condutor acertar o mínimo de 21 questões para ser aprovado.